Ação responsável
O “A” de ação responsável. Centra-se na gestão ética do banco e o seu compromisso com as práticas empresariais responsáveis e transparentes.
Linhas estratégicas
- Governo Corporativo
O Governo Corporativo compreende o conjunto de princípios e normas que regulam o desenho, integração e funcionamento dos órgãos de governo da entidade, estabelecendo como se deve operar, regular e controlar a entidade. No Bankinter, o Conselho de Administração e a Comissão de Sustentabilidade e Nomeações são os órgãos competentes para estabelecer e garantir o cumprimento da Política de Sustentabilidade.
- Ética e transparência
Desenvolvimento de práticas empresariais que fomentem um ambiente de integridade, responsabilidade e cumprimento em todas as dimensões da organização, promovendo o alinhamento dos incentivos e o reconhecimento do comportamento ético em todos os níveis.
- Direitos Humanos
Tomando como base a sua política de Direitos Humanos, o Bankinter pretende continuar a implementação de um programa integral que garanta o respeito e a promoção dos direitos humanos em todas as atividades e relações comerciais da organização, em linha com as melhores práticas nesta matéria.
- Cadeia de fornecimento
O Bankinter tem um modelo de relação com o fornecedor baseado na colaboração, clareza, transparência e o acesso a uma informação completa e precisa. A entidade estabelece um único procedimento de compras para todas as empresas do Grupo e garante a transparência, competência, igualdade e eficiência em todas as atuações.
O Bankinter dispõe de um Código de Conduta de Fornecedores, que constitui o conjunto de princípios básicos de atuação e normas de conduta profissional que regem a atuação de todos os seus fornecedores e consagra os valores éticos que tradicionalmente têm norteado estas relações.
O Código tem como objetivo que todos os fornecedores e empresas subcontratadas cumpram as estipulações do Pacto Global das Nações Unidas, fomentem o desenvolvimento sustentável, velem pelos direitos humanos, observem o conjunto de normas laborais e promovam a proteção do meio ambiente, entre outros aspetos. Em suma, trata-se de assegurar que os fornecedores compartilhem e respeitem os valores éticos que guiam a conduta do Grupo Bankinter e dos seus colaboradores.
Adicionalmente, no processo de homologação de fornecedores, estabeleceu-se um procedimento para classificar os principais fornecedores em função de critérios ambientais e sociais, que juntaram aos tradicionais preço e qualidade do produto, solvabilidade do fornecedor, riscos laborais e segurança. Além disso, acrescentou-se à cláusula ambiental uma cláusula social no contrato que assinam todos os fornecedores.