Conselho de Administração

O Conselho de Administração tem a máxima responsabilidade na direção e gestão da instituição e possui competências de controlo de equipa.

                               Cargo

Membro do Conselho

Categoria do Conselheiro

Nomeação inicial

Última reeleição

Próxima reeleição

Presidente não-executiva

María Dolores Dancausa Treviño

Outro Externo

2010

2023

2027

Vice-presidente

Alfonso Botín-Sanz de Sautuola y Naveda1

Executivo

2022

2022

2026

Conselheira Delegada

Gloria Ortiz Portero

Executivo

2024

2024

2028

Conselheiro

Marcelino Botín-Sanz de Sautuola y Naveda1

Acionista

2005

2021

2025

Conselheiro

Fernando Masaveu Herrero2

Acionista

2005

2021

2025

Conselheira

María Teresa Pulido Mendoza

Independente

2014

2023

2027

Conselheira

Teresa Martín-Retortillo Rubio

Independente

2017

2022

2026

Conselheiro

Álvaro Álvarez-Alonso Plaza

Independente

2019

2023

2027

Conselheira

María Luisa Jordá Castro

Independente

2019

2023

2027

Conselheira Coordenadora

Cristina García Peri Álvarez 

Independente

2021

2021

2025

Conselheira

Teresa Paz-Ares Rodríguez3

Independente

2024

2024

2028

 
% total de direitos de voto da titularidade dos membros do Conselho de Administração - 5,546
% total de direitos de voto representados no Conselho de Administração - 28,739

 

1) Representam no Conselho de Administração do Bankinter o acionista significativo CARTIVAL, com uma participação de 23,190% no capital social do Bankinter, que não detém diretamente o estatuto de administrador. Alfonso Botín-Sanz de Sautuola y Naveda é Vice-Presidente Executivo e Presidente da Comissão Executiva do Bankinter.

2) No dia 4 de março de 2011, o conselheiro dominical do Bankinter, Fernando Masaveu Herrero, anunciou que controlava os direitos de voto das ações do Bankinter detidas pelas várias empresas do Grupo Masaveu, incluindo a Corporación Masaveu, S.A.. Este facto foi manifestado pelo conselheiro com o único propósito de boa governação, sem que isso implicasse uma alteração de titularidade ou atribuição patrimonial dos direitos dos seus titulares, e para cumprir as normas em vigor relativas à transparência da informação nas empresas cotadas.

3) Sujeito à verificação da sua idoneidade por parte do Banco Central Europeu, momento a partir do qual poderá iniciar o exercício das suas funções como Conselheira do Bankinter.

Perfil profissional

Os perfis profissionais e biográficos dos diferentes membros e sociedades que formam o Conselho de Administração do Bankinter.

María Dolores Dancausa Treviño
Licenciada em Direito pelo Colegio Universitario San Pablo CEU, concluiu um AMP (Advance Management Programme) no INSEAD (Fontainebleau) e diversos Cursos de Gestão na Harvard Business School.  Toda a sua carreira profissional tem-se desenvolvido no setor financeiro, primeiro no Banco Exterior e posteriormente no Bankinter. Quando em 1994 é criada a Linea Directa Aseguradora, é nomeada Secretária-Geral e do Conselho até 2008, ano em que passa a ocupar o cargo de Conselheira Delegada. Depois da sua nomeação como Conselheira Delegada do Bankinter, continuou no Conselho de Administração da Línea Direta Aseguradora, até à sua entrada na bolsa em 2021.  Durante o exercício de funções como Conselheira Delegada do Bankinter, foi Presidente do Conselho de Administração de diversas entidades do Grupo, como o EVO Banco, Bankinter Consumer Finance, Avantcard e Bankinter Global Services. De 2013 a 2018 foi Conselheira Externa Independente da empresa britânica Esure Insurance Limited, uma das principais seguradoras do Reino Unido. Desde junho de 2021, é Conselheira Independente na Acciona S.A. e Presidente da sua Comissão de Nomeações e Retribuições. Após 13 anos como Conselheira Delegada do Bankinter, ocupa desde março de 2024 o cargo de Presidente não-executiva. 

Cargos noutros Conselhos:
- Patrono da Fundação para a Inovação da Tecnologia do Bankinter *
- Conselheira Externa Independente na Aciona, S.A.
- Membro do Conselho de Administração do Bankinter Investment, S.A.

*Grupo Bankinter

Alfonso Botín-Sanz de Sautuola y Naveda
Graduado Magna Cum Laude em Economia e Civilizações Clássicas pela Universidade de Boston. Trabalhou na Salomon Brothers, até 1995, no departamento de Finanças Corporativas e M&A. Desde 1995, ocupou vários cargos no Bankinter, tais como Diretor de Empresas na Divisão de Risco, Diretor de Conta da Banca de Empresas e Diretor-geral da subsidiária de Capital de Risco do Bankinter. É também sócio fundador da Aleph Capital SGECR, S.A. Foi diretor do Bankinter a título pessoal, de 2002 a 2005 e de 2005 a 2022, foi representante de pessoa singular do conselheiro CARTIVAL, S.A. (atualmente Conselheiro Delegado) no Bankinter, ocupando o cardo de Vice-Presidente executivo do Conselho de Administração em representação da CARTIVAL, S.A. Atualmente é Conselheiro e Vice-Presidente Executivo do Bankinter, S.A., Presidente da sua Comissão Executiva e desempenha funções relacionadas com a gestão de riscos, taxas de juro (carteira ALCO), desenvolvimento de negócio e corporate, estratégia e Banca de Investimento. Além disso, desde o final de 2022, preside ao Conselho da filial Bankinter Investment. Desde 2005, é Presidente do Conselho de Administração da Línea Directa Aseguradora, com funções executivas até à separação desta empresa do Grupo, em 2021 (altura em que cessa o exercício das funções executivas), seguradora líder na comercialização à distância e na digitalização no mercado de seguros, tendo impulsionado o crescimento desta entidade, tanto ao nível interno como ao nível da sua quota de mercado.

Cargos noutros Conselhos:
- Conselheiro Delegado da Cartival, S.A.
- Administrador único em Empresas do Grupo Patrimonial Cartival.
- Presidente não-executivo da Línea Direta Aseguradora, S.A.

Gloria Ortiz Portero
Licenciada em Ciências Económicas e Empresariais pela ICADE (E-4) e graduada em Arts Honours in Business Administration pela Middlesex University (dupla graduação). Conta com 33 anos de experiência no setor financeiro, 22 dos quais no Grupo Bankinter. A sua carreira profissional no Bankinter começou em 2001 como Diretora de Controlo de Gestão na Direção Financeira. Até à sua nomeação como Conselheira Delegada, ocupou cargos de relevância no banco, tais como Diretora de Relação com Investidores, Diretora Financeira, Diretora de Banca Digital, Tecnologia e Operações e Diretora de Banca Comercial. É membro de diversos conselhos de administração de empresas do Grupo Bankinter. Durante dois anos, foi Conselheira Acionista não executiva do Conselho de Administração do EVO Banco.

Conselheiros acionistas

Marcelino Botín-Sanz de Sautuola e Naveda
Formado em Arquitetura Naval e Desenho de Iates pela Universidade de Southhampton, Inglaterra (1994). Desenha embarcações de recreio na empresa que controla, Astilleros Mouro, S.L. Foi representante do Conselheiro CARTIVAL, S.A. no Conselho de Administração do Bankinter durante os anos 1997 a 2005. Atualmente é membro do Conselho de Administração da CARTIVAL, S.A. e ,desde 2022, é Conselheiro Delegado solidário desta entidade. É também administrador único da Botín Partners, S.L.  

Cargos noutros Conselhos:
- Conselheiro Delegado da Cartival, S.A.
- Administrador único da Botín Partners, S.L.

Fernando Masaveu Herrero
Licenciado em Direito pela Universidade de Navarra. Foi Conselheiro do Banco Herrero y Rioja Alta, S.A. Foi também Vice-Presidente da Patronal Cementera Española OFICEMEN e do Instituto Espanhol de Cimento e suas Aplicações.
Integrou o Grupo Masaveu em 1993, onde o desempenhou diversas funções, ocupando atualmente a presidência do Grupo, que opera em vários setores da atividade, como o energético, financeiro, industrial, cimento e imobiliário, entre outros. Exerce a Presidência Executiva da Corporación Masaveu, S.A. e, no seio do Grupo, é presidente da Cementos Tudela Veguin S,A., Oppidum Capital, S.L. e das empresas americanas Masaveu Real Estate US Delaware LLC, Oppidum Renewables USA Inc. e Oppidum Green Energy USA LLC, entre outras. Diretor da American Cement Advisors Inc., EGEO International e EGEO SGPS. Administrador Conjunto da Flicka Forestal, S.L. É membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, S.A. e Membro do Comité de Governança e Sustentabilidade Corporativa e Diretor da EDP Espanha, S.A. Conselheiro dominical da Línea Direta Aseguradora, S.A. de Seguros y Reaseguros. É também Presidente da Fundação María Cristina Masaveu Peterson e da Fundação San Ignacio de Loyola. É patrono e membro da Comissão Delegado e da Comissão do Património da Fundação Princesa das Astúrias. Patrono Internacional da Associação de Amigos do Museu do Prado. Membro do Conselho Internacional do Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque.

Cargos noutros Conselhos:
- Presidente da Corporación Masaveu, S.A. (detém o cargo de Presidente do Conselho de Administração/Membro do Órgão de Administração em várias empresas do Grupo encabeçado pela Corporación Masaveu, S.A.)
- Presidente da Fundação María Cristina Masaveu Peterson
- Presidente da Fundação San Ignacio de Loyola
- Administrador Conjunto na Flicka Forestal, S.L. (ocupa o cargo de Presidente/Membro do Conselho de Administração em empresas controladas por Flicka Forestal, S.L.)
- Diretor da American Cement AdvisorsInc
- Conselheiro na Egeo International
- Conselheiro na Egeo SPGS
- Conselheiro na EDP España, S.A.
- Membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, S.A. e Membro da Comissão de Governança e Sustentabilidade Corporativa da EDP, S.A.
- Conselheiro dominical na Línea Direta Aseguradora, S.A.

Conselheiros independentes

María Teresa Pulido Mendoza
É licenciada em Economia pela Universidade de Columbia e tem um MBA pela Sloan School of Management do MIT. María Teresa Pulido Mendoza tem mais de vinte anos de experiência profissional tanto na consultoria estratégica (McKinsey & Co) como na banca privada e corporativa (Citi e Deutsche Bank). Nestas empresas, tem trabalhado principalmente em projetos de desenvolvimento de negócios, estratégia, organização e gestão de mudanças.   Em 2011 integrou a Ferrovial como Diretora de Estratégia Corporativa, expandindo a sua experiência no setor das infraestruturas, e desde 2014 é membro da Comité de Direção da Ferrovial. María Teresa também faz parte do MIT – Sloan EMSAEB (Conselho Executivo).

Cargos noutros Conselhos:
- Membro da Comissão de Gestão Ferrovial

Teresa Martín-Retortillo Rubio
Licenciada em Administração de Empresas com a dupla especialidade de Auditoria e Finanças pelo Colégio Universitário de Estudos Financeiros, CUNEF, ligado à Universidade Complutense de Madrid. MBA da Harvard Business School (1995). Desde setembro de 2016, é Presidente Executivo do IE Exponential Learning, que inclui, entre outras áreas, a área de Educação Executiva do IE. Anteriormente tinha sido Vice-Presidente Sénior de Strategics e Desenvolvimento Global de Negócios para a McGraw Hill Education a partir dos EUA. Antes da sua passagem pela área da educação, foi sócia da consultora estratégica Bain & Company, onde o trabalhou durante 19 anos e desempenhou diferentes funções de responsabilidade, tanto em Madrid como nos EUA, com especial enfoque na prática de assessoramento de investidores (capital de risco e M&A). Trabalhou também na Goldman Sachs, Corporate Finance, em Londres. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da sociedade subsidiária, EVO Banco, S.A.
 
Cargos noutros Conselhos:
- Conselheira independente no EVO Banco, S.A.
- Presidente executiva da IE Exponencial Learning

Álvaro Álvarez-Alonso Plaza
Destaca-se a sua vasta experiência em diferentes conselhos de administração de empresas como a FOCSA (atual FCC), FILO (empresa cotada no setor imobiliário), BANCAPITAL, como Vice-Presidente do Conselho de Administração, HEINEKEN SPAIN, Europistas, Eurovías e Autopistas del Sol (conselheiro dominical da JOHN LAING INVESTMENTS). Tem também uma vasta experiência na Banca de Investimento, como Presidente em Espanha, na primeira sede da MERRILL LYNCH fora dos EUA, um banco ao qual esteve ligado durante mais de 15 anos com diferentes responsabilidades com experiência em M&A, capital, consultoria em Private Equity e investimentos financeiros. Além disso, durante o tempo em que foi Codiretor do escritório de Madrid da Companhia Norte-Americana E.F. HUTTON & CO., a empresa introduziu as primeiras operações de futuro em Espanha. Foi também fundador da IBERMER, empresa especializada na realização de operações bancárias de investimento e private equity e ocupou o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração do BANCAPITAL, holding do Banco Comercial até à sua venda ao BANQUE INDOSUEZ. Noutros setores ou atividades, tem tido experiência no audiovisual, tendo assessorado o Canal+, empresa que também investiu na área de conteúdos, na sua entrada no mercado espanhol; e também como consultor da TEXACO para os seus negócios em Espanha, tendo sido também Presidente do Conselho de Administração da El ÁGUILA cervezas e vice-presidente da HEINEKEN ESPANHA durante 18 anos.

María Luísa Jordá Castro
Licenciada em Ciências Empresariais e Mestre no Instituto de Empresa de Business Leadership, é também graduada em Auditoria Interna, entre outras. Tem uma sólida trajetória e uma vasta experiência ligada à auditoria e controlo e atividade financeira, tendo exercido funções como diretora financeira, diretora de investimentos e assessora em diversas empresas financeiras e nos sectores imobiliários, de consumo e telecomunicações e em organizações como a Corporación ONCE, tendo um adquirido experiência em finanças e auditorias. A sua experiência em governação corporativa em empresas internacionais e cotadas é também extensa e ligada à auditoria, estratégia e controlo. Também tem experiência em telecomunicações, tendo sido Conselheira da Jazztel e do Banco Europeo de Finanzas (100% Unicaja). Até março de 2024 foi Conselheira Independente e membro da Comissão de Auditoria da Orange Espanha. É também Conselheira independente na Merlin Properties Socimi, S.A., onde, durante quatro anos presidiu ao Comité de Auditoria. Atualmente é vogal e preside à Comissão de Nomeações e Retribuições e é Conselheira independente do Grupo Bimbo (onde também é membro da Comissão de Auditoria e da Comissão de Avaliação e Nomeações).

Cargos noutros Conselhos:
- Conselheira externa independente no Grupo Bimbo
- Conselheira externa independente na Merlin Properties
 

Cristina García-Peri Álvarez (Conselheira Coordenadora)

É formada em Ciências Económicas e Finanças suma cum laude pela ICADE, tendo concluído um mestrado em Administração de Empresas na Harvard Business School, bem como um Mestrado em Capacidades Digitais e Inovação (DIBEX) pelo Instituto ISDI. Atualmente é Managing Partner of Business Development and Strategy, bem como Managing Partner Responsible for Finance, Compliance and Internal Audit e membro da Comissão de Controlo Interno do Grupo Azora (desde 2011). É Conselheira Externa do EVO Banco, subsidiária do Bankinter, e Presidente do Conselho de Administração em Espanha da ONG Plan Internacional. Tem experiência em áreas como o setor financeiro e imobiliário, bem como uma vasta experiência profissional, desenvolvida principalmente a nível internacional, na banca de investimento e nos mercados de capitais e derivados. Esta experiência foi adquirida nos cargos ocupados no Bank of America Merrill Lynch, Bretema Capital, J.P. Morgan (Reino Unido), Goldman Sachs (Reino Unido) e McKinsey & Co. Também possui experiência na definição e implementação dos objetivos do Ambiente, Social e Boa Governação (ASG), como membro do INREV – ESG COMMITTEE e do Comité de Sustentabilidade do Grupo Azora. Até Julho de 2022, foi diretora do EVO Banco, subsidiária do Bankinter.

Cargos noutros Conselhos:
- Managing Partner of Business Development and Strategy na Azora Capital S.L.
- Presidente da ONG Plan Internacional

Teresa Paz-Ares Rodríguez
Licenciada em Direito e Ciências Económicas e Empresariais pela Universidad Pontificia de Comillas, ICADE E-3, frequentou também um Programa ESG para conselheiros na ESADE. Trabalhou no escritório de advogados Uría Menéndez durante 31 anos, 22 dos quais como sócia, com uma vasta experiência no assessoramento, administração e gestão de empresas, tendo intervindo em temas de variada natureza e enorme complexidade, relativos a grandes empresas espanholas e internacionais de diversos setores. Quanto ao seu conhecimento e experiência no setor financeiro, destaca-se o cargo de secretária do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do Bankinter em 2015. Possui também conhecimentos e experiência no setor imobiliário, liderando, no seu percursos na Uría Menéndez, o assessoramento em operações M&A, assim como operações relativas a setores regulados como o das Telecomunicações, Média e Tecnolodia (TMT) e Saúde, nos quais foi reconhecida durante anos como uma das advogadas de topo por todos os diretórios internacionais.

Cargos noutros conselhos:
- Conselheira independente na Logista Holdings, S.A.