Conselho de Administração

O Conselho de Administração tem a máxima responsabilidade na direção e gestão da instituição e possui competências de controlo de equipa.

                       Cargo

Membro do Conselho

Categoria do Conselheiro

Nomeação inicial

Última reeleição

Próxima reeleição

Presidente

Pedro Guerrero Guerrero

Outro Externo

2000

2021

2025

Vice-presidente

Alfonso Botín-Sanz de Sautuola y Naveda2

Executivo

2022

2022

2026

Conselheira Delegada

María Dolores Dancausa Treviño

Executivo

2010

2019

2023

Conselheiro

Marcelino Botín-Sanz de Sautuola y Naveda2

Dominical

2005

2021

2025

Conselheiro

Fernando Masaveu Herrero3

Dominical

2005

2021

2025

Conselheira

María Teresa Pulido Mendoza

Independente

2014

2019

2023

Conselheira

Teresa Martín-Retortillo Rubio

Independente

2017

2022

2026

Conselheiro

Álvaro Álvarez-Alonso Plaza

Independente

2019

2019

2023

Conselheira

María Luisa Jordá Castro

Independente

2019

2019

2023

Conselheiro

Fernando Francés Pons

Independente

2020

2020

2024

Conselheira

Cristina García-Peri Álvarez

Independente

2021

2021

2025

 

 

2) Representam no Conselho de Administração do Bankinter o acionista significativo CARTIVAL, com uma participação de 23,190% no capital social do Bankinter, que não detém diretamente o estatuto de administrador. Alfonso Botín-Sanz de Sautuola y Naveda é Vice-Presidente Executivo e Presidente da Comissão Executiva do Bankinter.

 

(3) No dia 4 de março de 2011, o conselheiro dominical do Bankinter, Fernando Masaveu Herrero, anunciou que controlava os direitos de voto das ações do Bankinter detidas pelas várias empresas do Grupo Masaveu, incluindo a Corporación Masaveu, S.A.. Este facto foi manifestado pelo conselheiro com o único propósito de boa governação, sem que isso implicasse uma alteração de titularidade ou atribuição patrimonial dos direitos dos seus titulares, e para cumprir as normas em vigor relativas à transparência da informação nas empresas cotadas.

Perfil profissional

Os perfis profissionais e biográficos dos diferentes membros e sociedades que formam o Conselho de Administração do Bankinter.

 

Pedro Guerrero Guerrero (Presidente)

Nasceu em 1953. Licenciado em Direito pela Universidade Complutense de Madrid. É Procurador do Estado, Agente da Bolsa e Notário de Madrid (Excedente). Foi presidente da Sociedad Rectora de la Bolsa de Madrid e da Sociedad de Bolsas. Sócio fundador e Vice-Presidente da A.B. Asesores Bursátiles, S.A. e presidente da A.B. Asesores Gestión e A.B. Asesores Red. Foi diretor entre 2005 e 2007 da PROSEGUR, S.A. Atualmente, é diretor da PROSEGUR CASH, S.A. e foi, até à sua entrada na bolsa em 2021, diretor da Línea Direta Aseguradora.  Desde março de 2007, é Presidente da entidade.

Cargos noutros conselhos

- Administrador solidário na Corporación Villanueva, S.A.

- Vice-Presidente não Executivo da Prosegur Cash, S.A.

- Administrador da Fundação para a Inovação da Tecnologia do Bankinter

- Patrono da Fundacão Línea Direta

- Patrono da Fundação Lealtad 2001

 

 

María Dolores Dancausa Treviño (Conselheira Delegada)

María Dolores Dancausa ocupa, desde outubro de 2010, o cargo de Conselheira Delegada do Bankinter, uma das primeiras instituições financeiras em Espanha.

Licenciada em Direito pelo Colegio Universitario San Pablo Ceu, também cursou diversos Programas de Direção na Harvard Business School e um AMP (Advance Management Programme) na Escola de Negócios INSEAD (Fontainebleau).

Toda a sua carreira profissional tem-se desenvolvido no setor financeiro, primeiro no Banco Exterior e posteriormente no Bankinter. Quando em 1994 é criada a Linea Directa Aseguradora, é nomeada Secretária-Geral e do Conselho até 2008, ano em que passa a ocupar o cargo de Conselheira Delegada. Depois da sua nomeação como Conselheira Delegada do Bankinter, continuou no Conselho de Administração da Línea Direta Aseguradora, até à sua entrada na bolsa em 2021.  De 2013 a 2018 foi Conselheira Externa Independente da empresa britânica Esure, uma das principais seguradoras do Reino Unido.

Cargos noutros Conselhos

- Presidente do Banco EVO *

- Presidente da Bankinter Consumer Finance, EFC, S.A.*

- Presidente do Avantcard DAC *

- Presidente da Bankinter Global Services, S.A.*

- Administradora da Fundação para a Inovação da Tecnologia do Bankinter *

- Conselheira Externa Independente na Aciona, S.A.

 

Alfonso Botín-Sanz de Sautuola y Naveda

Graduado Magna Cum Laude em Economia e Civilizações Clássicas pela Universidade de Boston. Trabalhou na Salomon Brothers, até 1995, no departamento de Finanças Corporativas e M&A. Desde 1995, ocupou vários cargos no Bankinter, tais como Diretor de Empresas na Divisão de Risco, Diretor de Conta da Banca de Empresas e Diretor-geral da subsidiária de Capital de Risco do Bankinter. É também sócio fundador da Aleph Capital SGECR, S.A. Foi diretor do Bankinter a título pessoal de 2002 a 2005 e, de 2005 a 2022, foi representante de pessoa singular do conselheiro CARTIVAL, S.A. no Bankinter. Atualmente, é Vice-Presidente Executivo do Bankinter, S.A. e Presidente da Comissão Executiva. É também Conselheiro Delegado da CARTIVAL, S.A. e presidente não executivo da Línea Direta Aseguradora, S.A. Compañía de Seguros y Reaseguros.

Cargos noutros Conselhos

- Conselheiro Delegado da Cartival, S.A.

- Administrador único em Empresas do Grupo Patrimonial Cartival.

- Presidente não executivo da Línea Direta Aseguradora, S.A.

Conselheiros externos

Marcelino Botín-Sanz de Sautuola e Naveda

 

Nascido em 1962. Graduado em Arquitetura Naval e Desenho de Iates pela Universidade de Southhampton, Inglaterra (1994). Desenha embarcações de recreio na empresa que controla Astilleros Mouro, S.L. Atualmente é também Presidente da Aleph 2004 SCR, S.A. Foi representante do Conselheiro CARTIVAL, S.A. no Conselho de Administração do Bankinter durante os anos 1997 a 2005.

 

1) Representa no Conselho de Administração do Banco o acionista significativo CARTIVAL, com uma participação de 23,190% no capital social do Bankinter, que não detém diretamente o estatuto de administrador.

 

Cargos noutros Conselhos

- Conselheiro da Cartival, S.A.

- Administrador único da Botín Partners, S.L.

 

 

Fernando Masaveu Herrero

 

Nasceu em 1966. Licenciado em Direito pela Universidade de Navarra. Foi Conselheiro do Banco Herrero y Rioja Alta, S.A. Foi também Vice-Presidente da Patronal Cementera Española OFICEMEN e do Instituto Espanhol de Cimento e suas Aplicações.

 

Integrou o Grupo Masaveu em 1993, onde o desempenhou diversas funções, ocupando atualmente a presidência do Grupo, que opera em vários setores da atividade, como o energético, financeiro, industrial, cimento e imobiliário, entre outros. Exerce a Presidência Executiva da Corporación Masaveu, S.A. e, no seio do Grupo, é presidente da Cementos Tudela Veguin S,A., Oppidum Capital, S.L. e das empresas americanas Masaveu Real Estate US Delaware LLC, Oppidum Renewables USA Inc. e Oppidum Green Energy USA LLC, entre outras. Diretor da American Cement Advisors Inc., EGEO International e EGEO SGPS. Administrador Conjunto da Flicka Forestal, S.L. É membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, S.A. e Membro do Comité de Governança e Sustentabilidade Corporativa e Diretor da EDP Espanha, S.A. Conselheiro dominical da Línea Direta Aseguradora, S.A. de Seguros y Reaseguros. É também Presidente da Fundação María Cristina Masaveu Peterson e da Fundação San Ignacio de Loyola. É administrador e membro do Comité Delegado e da Comissão do Património da Fundação Princesa das Astúrias. Patrono Internacional da Associação de Amigos do Museu do Prado. Membro do Conselho Internacional do Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque.

 

2) Em 4 de março de 2011, o diretor proprietário do Bankinter, Fernando Masaveu Herrero, anunciou que controlava os direitos de voto das ações do Bankinter detidos pelas várias empresas do Grupo Masaveu, incluindo a Corporación Masaveu, S.A.. Este facto foi declarado pelo diretor com o único propósito de boa governação, sem isso implicando uma alteração de propriedade ou atribuição patrimonial dos direitos dos seus proprietários e o cumprimento dos regulamentos em vigor relativos à transparência da informação nas empresas cotadas.

 

Cargos noutros Conselhos

- Presidente da Corporación Masaveu, S.A.   (detém o cargo de Presidente do Conselho de Administração/Membro do Órgão de Administração em várias empresas do Grupo encabeçado pela Corporación Masaveu, S.A.)

- Presidente da Fundação María Cristina Masaveu Peterson

- Presidente da Fundação San Ignacio de Loyola

- Administrador Conjunto na Flicka Forestal, S.L. (ocupa o cargo de Presidente/Membro do Conselho de Administração em empresas controladas por Flicka Forestal, S.L.)

- Diretor da American Cement AdvisorsInc

- Conselheiro na Egeo International

- Conselheiro na Egeo SPGS

- Conselheiro na EDP España, S.A.

- Membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, S.A. e Membro da Comissão de Governança e Sustentabilidade Corporativa da EDP, S.A.

- Conselheiro dominical na Línea Direta Aseguradora, S.A.

Conselheiros externos independentes

Maria Teresa Pulido Mendoza

 

Nasceu em 1964. É licenciada em Economia pela Universidade de Columbia e tem um MBA pela Sloan School of Management do MIT. María Teresa Pulido Mendoza tem mais de vinte anos de experiência profissional tanto na consultoria estratégica (McKinsey & Co) como na banca privada e corporativa (Citi e Deutsche Bank). Nestas empresas, tem trabalhado principalmente em projetos de desenvolvimento de negócios, estratégia, organização e gestão de mudanças.   Em 2011 integrou a Ferrovial como Diretora de Estratégia Corporativa, expandindo a sua experiência no setor das infraestruturas, e desde 2014 é membro da Comité de Direção da Ferrovial. María Teresa também faz parte do MIT – Sloan EMSAEB (Conselho Executivo).

 

Cargos noutros conselhos

- Membro da Comissão de Gestão Ferrovial

 

 

Teresa Martín-Retortillo Rubio

 

Nasceu em 1967. Licenciada em Administração de Empresas com a dupla especialidade de Auditoria e Finanças pelo Colégio Universitário de Estudos Financeiros, CUNEF, ligado à Universidade Complutense de Madrid. MBA da Harvard Business School (1995). Desde setembro de 2016, é Presidente Executivo do IE Exponential Learning, que inclui, entre outras áreas, a área de Educação Executiva do IE. Anteriormente tinha sido Vice-Presidente Sénior de Strategics e Desenvolvimento Global de Negócios para a McGraw Hill Education a partir dos EUA. Antes da sua passagem pela área da educação, foi sócia da consultora estratégica Bain & Company, onde o trabalhou durante 19 anos e desempenhou diferentes funções de responsabilidade, tanto em Madrid como nos EUA, com especial enfoque na prática de assessoramento de investidores (capital de risco e M&A). Trabalhou também na Goldman Sachs, Corporate Finance, em Londres. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da sociedade subsidiária, EVO Banco, S.A.

 

Cargos noutros Conselhos

- Conselheira independente no EVO Banco, S.A.

- Presidente executiva da IE Exponencial Learning

 

 

Cristina García-Peri Álvarez

 

É graduada em Ciências Economicas e Finanças suma cum laude pela ICADE, tendo concluído um mestrado em Administração de Empresas na Harvard Business School, bem como um Mestrado em Capacidades Digitais e Inovação (DIBEX) pelo Instituto ISDI. Atualmente é Managing Partner of Business Development and Strategy, bem como Managing Partner Responsible for Finance, Compliance and Internal Audit e membro da Comissão de Controlo Interno do Grupo Azora (desde 2011). É Conselheira Externa do EVO Banco, subsidiária do Bankinter, e Presidente do Conselho de Administração em Espanha da ONG Plan Internacional. Tem experiência em áreas como o setor financeiro e imobiliário, bem como uma vasta experiência profissional, desenvolvida principalmente a nível internacional, na banca de investimento e nos mercados de capitais e derivados. Esta experiência foi adquirida nos cargos ocupados no Bank of America Merrill Lynch, Bretema Capital, J.P. Morgan (Reino Unido), Goldman Sachs (Reino Unido) e McKinsey & Co. Também possui experiência na definição e implementação dos objetivos do Ambiente, Social e Boa Governação (ASG), como membro do INREV – ESG COMMITTEE e do Comité de Sustentabilidade do Grupo Azora.

 

Posições em outros Conselhos

- Conselheira independente no EVO Banco, S.A.

- Managing Partner of Business Development and Strategy na Azora Capital S.L.

- Presidente da ONG Plan Internacional

 

 

Maria Luísa Jordá Castro

 

Licenciada em Ciências Empresariais e Mestre no Instituto de Empresa de Business Leadership, é também graduada em Auditoria Interna, entre outras. Tem uma sólida trajetória e uma vasta experiência ligada à auditoria e controlo e atividade financeira, tendo exercido funções como diretora financeira, diretora de investimentos e assessora em diversas empresas financeiras e nos sectores imobiliários, de consumo e telecomunicações e em organizações como a Corporación ONCE, tendo um adquirido experiência em finanças e auditorias. A sua experiência em governação corporativa em empresas internacionais e cotadas é também extensa e ligada à auditoria, estratégia e controlo. Tem experiência também nas telecomunicações, foi conselheira do JAZZTEL e atualmente é Conselheira Independente da ORANGE Espanha. É também conselheira Iidependente na MERLIN, onde durante 4 anos presidiu à Comissão de Auditoria, conselheira independente do Grupo BIMBO, um grupo multinacional com conhecimento de outros mercados. Foi conselheira do BANCO EUROPEU (100% Unicaja).

 

Cargos noutros Conselhos

- Conselheira externa independente no Grupo Bimbo

- Conselheira externa independente na Merlin Properties

- Conselheira externa independente na Orange

 

 

Álvaro Álvarez-Alonso Plaza

 

Destaca-se a sua vasta experiência em diferentes conselhos de administração de empresas como a FOCSA (atual FCC), FILO (empresa cotada no setor imobiliário), BANCAPITAL, como Vice-Presidente do Conselho de Administração, HEINEKEN SPAIN, Europistas, Eurovías e Autopistas del Sol (conselheiro dominical da JOHN LAING INVESTMENTS). Tem também uma vasta experiência na Banca de Investimento, como Presidente em Espanha, na primeira sede da MERRILL LYNCH fora dos EUA, um banco ao qual esteve ligado durante mais de 15 anos com diferentes responsabilidades com experiência em M&A, capital, consultoria em Private Equity e investimentos financeiros. Além disso, durante o tempo em que foi Codiretor do escritório de Madrid da Companhia Norte-Americana E.F. HUTTON & CO., a empresa introduziu as primeiras operações de futuro em Espanha. Foi também fundador da IBERMER, empresa especializada na realização de operações bancárias de investimento e private equity e ocupou o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração do BANCAPITAL, holding do Banco Comercial até à sua venda ao BANQUE INDOSUEZ. Noutros setores ou atividades, tem tido experiência no audiovisual, tendo assessorado o Canal+, empresa que também investiu na área de conteúdos, na sua entrada no mercado espanhol; e também como consultor da TEXACO para os seus negócios em Espanha, tendo sido também Presidente do Conselho de Administração da El ÁGUILA cervezas e vice-presidente da HEINEKEN ESPANHA durante 18 anos.

 

 

Maria Luisa Jordá Castro

 

Licenciada em Administração de Empresas e com um Master do Business Leadership Business Institute, além de um grau de Auditoria Interna, entre outros, possui um sólido histórico e uma vasta experiência em auditoria e controlo financeira, tendo assumido responsabilidades como diretora financeira, diretora de investimentos e consultora em várias empresas financeiras nos setores imobiliário e de consumo e em organizações como a ONCE, onde adquiriu uma vasta experiência executiva em finanças e auditoria, tornando-se um ativo importante e uma sólida contribuição para o Bankinter nessas áreas. A sua experiência em governo corporativo em empresas internacionais e cotadas é extensa e está ligada à auditoria, estratégia e controlo. Tem também experiência no setor de telecomunicações e foi diretora da JAZZTEL. Atualmente, é diretora independente da ORANGE. É também diretora independente da MERLIN, onde presidiu ao Comité de Auditoria durante 4 anos, adquirindo extensa experiência internacional e conhecimento de outros mercados. Foi ainda diretora do BANCO EUROPEO DE FINANZAS (100% Unicaja), o que lhe proporcionou o conhecimento necessário do modelo de negócios do setor bancário.

 

 

Fernando José Francés Pons

 

Licenciado em Matemáticas (especialidade de Estatística e Investigação Operativa) pela Universidade Complutense de Madrid, desenvolveu a sua carreira profissional no mundo da consultoria, na área da tecnologia e telecomunicações, primeiro na IBM (durante 2 anos) e depois na Arthur Andersen, hoje Accenture (durante 10 anos). Em 1996 fundou em Madrid a DMR Consulting, hoje a EVERIS, empresa da qual, além de fundadoro, foi Presidente até sair em março de 2018. A EVERIS é uma empresa de serviços de consultoria que cresceu de 1 para 23.000 profissionais, durante os 22 anos e meio em que o Fernando José Francés Pons foi Presidente, e está presente em toda a Espanha, com escritórios na Europa, América Latina e EUA.

 

Cargos noutros Conselhos

- Presidente não executivo da Zityhub, S.L.