Conselho de Administração

Conselho de Administração Conselho de Administração Conselho de Administração

O Conselho de Administração tem a máxima responsabilidade na direção e gestão da instituição e possui competências de controlo de equipa

Débito

Nome/Denom. Social

Nomeação inicial

Última reeleição

Próxima reeleição

Presidente

Pedro Guerrero Guerrero

2000

2017

2021

Vice-presidente

Cartival, S.A.

1997

2018

2022

Conselheira Delegada

María Dolores Dancausa Treviño

2010

2019

2023

Conselheiro

Jaime Terceiro Lomba

2008

2016

2020

Conselheiro

Marcelino Botín-Sanz de Sautuola y Naveda

2005

2017

2021

Conselheiro

Fernando Masaveu Herrero

2005

2017

2021

Conselheiro

Gonzalo de la Hoz Lizcano

2008

2016

2020

Conselheiro

Rafael Mateu de Ros Cerezo

2009

2017

2021
Conselheira María Teresa Pulido Mendoza 2014 2019 2023
Conselheira Teresa Martín-Retortillo Rubio 2017 2018 2022
Conselheiro Álvaro Álvarez-Alonso Plaza 2019 2019 2023
Conselheira María Luisa Jordá Castro 2019 2019 2023

 

Secretária (não conselheira) do Conselho de Administração: Gloria Calvo Díaz.

Cartival S.A.: sociedade representada no Conselho por Alfonso Botín-Sanz de Sautuola y Naveda.

Marcelino Botín-Sanz de Sautuola y Naveda: Vinculado ao acionista minoritário Cartival S.A.

Perfil profissional

Os perfis profissionais e biográficos dos diferentes membros e sociedades que formam o Conselho de Administração do Bankinter.

 

Outros conselheiros externos

 

Pedro Guerrero Guerrero (Presidente)

 

Nascido em 1953. Licenciado em Direito pela Universidade Complutense de Madrid. É Advogado do Estado, Corretor de Câmbio e Bolsa, e Notário de Madrid (Excedente). Foi Presidente da Sociedad Rectora de la Bolsa de Madrid e da Sociedad de Bolsas. Sócio Fundador e Vice-presidente da A.B. Assessores Bolsistas, S.A. e Presidente da A.B. Assessores de Gestão e A.B. Assessores de Rede. Desde março de 2005 é Conselheiro da PROSEGUR, S.A. e, atualmente, também Conselheiro da Linea Directa Asseguradora. É Presidente do Bankinter desde março de 2007.

 

Conselheiros executivos

 

María Dolores Dancausa Treviño (Conselheira Delegada)

 

María Dolores Dancausa ocupa, desde outubro de 2010, o cargo de Conselheira Delegada do Bankinter, uma das primeiras instituições financeiras em Espanha.

Licenciada em Direito pelo Colegio Universitario San Pablo Ceu, também cursou diversos Programas de Direção na Harvard Business School e um AMP (Advance Management Programme) na Escola de Negócios INSEAD (Fontainebleau).

Toda a sua carreira profissional tem-se desenvolvido no setor financeiro, primeiro no Banco Exterior e posteriormente no Bankinter. Quando em 1994 é criada a Linea Directa Aseguradora, é nomeada Secretária Geral e do Conselho. Em 2008 passa a ocupar o cargo de Conselheira Delegada. Após a sua nomeação como CEO do Bankinter continua no Conselho de Administração da Linea Directa e membro do Conselho Reitor da APD (Associação para o Progresso da Direção). Desde 2013 é nomeada Conselheira independente da empresa britânica Esure, uma das principais seguradoras do Reino Unido. 

Ver fotos da Conselheira Delegada Fotos María Dolores Dancausa
Ver fotos da Conselheira Delegada Fotos María Dolores Dancausa

CARTIVAL, S.A.

Foi constituída em 1989. O seu objeto social é a compra e venda e titularidade de valores mobiliários, participações sociais e outros ativos financeiros. O seu acionista principal é Jaime Botín-Sanz de Sautuola. O seu Administrador único desde 2005 é Alfonso Botín-Sanz de Sautuola. A sociedade foi nomeada Conselheiro do Banco em 1997.

Alfonso Botín-Sanz de Sautuola y Naveda (representante de CARTIVAL, S.A.)

Nascido em 1970. Graduado Magna Cum Laude em Economia e Civilizações Clássicas pela Universidade de Boston.

Trabalhou na Salomón Brothers, Corporate Finance e M&A, até 1995. Desde 1995 geriu várias áreas do Bankinter dentro da Divisão de Banca Empresas e foi nomeado para criar a Divisão de Capital Risco. É atualmente Presidente da Linea Directa Aseguradora, S.A. Companhia de Seguros e Reasseguros.

 

Conselheiros delegados externos

Marcelino Botín-Sanz de Sautuola e Naveda

Nascido em 1962. Graduado em Arquitetura Naval e Desenho de Iates pela Universidade de Southhampton, Inglaterra (1994). Desenha embarcações de recreio na empresa que controla Astilleros Mouro, S.L. Atualmente é também Presidente da Aleph 2004 SCR, S.A. Foi representante do Consejero CARTIVAL, S.A. no Conselho de Administração do Bankinter durante os anos 1997 a 2005.

Fernando Masaveu Herrero

Nascido em 1966. Licenciado em Direito pela Universidade de Navarra. Foi Conselheiro do Banco Herrero y Rioja Alta, S.A. Foi também Vice-presidente da Patronal Cementera Española OFICEMEN e do Instituto Espanhol do Cimento e suas Aplicações.

Entrou para o Grupo Masaveu em 1993 onde desempenhou várias funções, ocupando atualmente a Presidência do Grupo, bem como a Presidência Executiva da Corporação Masaveu, S.A. e a Administração Geral e Presidência da Sociedade Tudela Veguin, S.A. É Presidente da Comissão de Auditoria da Hidroeléctrica do Cantábrico, S.A. Também é Presidente da Fundação Masaveu e da Fundação María Cristina Masaveu Peterson. Representa o Grupo Masaveu em várias Sociedades, Fundações e Corporações nacionais e internacionais. É Patrono e membro da Comissão Executiva da Fundação Príncipe das Astúrias.

 

Conselheiros externos independentes

Rafael Mateu de Ros Cerezo

Nascido em 1953. Licenciado em Direito. Prémio Extraordinário. Doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madrid. Harvard PMD. Advogado do Estado (excedente). É atualmente Conselheiro da Linea Directa Aseguradora, S.A. e Patrono da Fundação para a Inovação do Bankinter e da Fundação AMREF. Além disso, é Professor no Instituto de Empresa, Madrid, e Sócio da Ramón & Cajal Abogados, bem como Advogado do Ilustre Colegio de Madrid. É também autor de várias obras sobre Direito mercantil, Direito bancário, Direito das Novas Tecnologias e Governo Corporativo.

Maria Teresa Pulido Mendoza

Licenciada em Economia pela Universidade de Columbia e MBA pela Sloan School of Management do MIT. María Teresa Pulido Mendoza tem mais de vinte anos de experiência profissional, tanto em consultoria estratégica (McKinsey & Co) como na banca privada e corporativa (Citi e Deutsche Bank). Nestas entidades, trabalhou principalmente em projetos de desenvolvimento de negócio, estratégia, organização e gestão do câmbio. Desde 2011 é Diretora de Estratégia Corporativa da Ferrovial.

Teresa Martín-Retortillo Rubio

Nascida em 1967. É licenciada em Administração de Empresas, com dupla especialização em Auditoria e Finanças pelo Colégio Universitário de Estudos Financeiros (CUNEF), da Universidade Complutense de Madrid. Tem ainda um MBA pela Harvard Bussiness School (1995). Desde setembro de 2016 é Presidente Executiva da Unidade de Aprendizagem Exponencial do Instituto da Empresa (IE), que inclui a área de Executive Education.

Anteriormente foi Vice-Presidente Sénior de Estratégia de Desenvolvimento de Negócio Global da MacGraw Hill Education para a União Europeia. Antes da passagem pela área da educação, foi sócia da consultora estratégica Bain & Company, onde trabalhou 19 anos, tendo desempenhado várias funções de responsabilidade em Madrid e na União Europeia, com foco especial na assessoria a investidores (capital de risco e M&A). Trabalhou também na Goldman Sachs, na Área de Corporate Finance, em Londres.

Álvaro Álvarez-Alonso Plaza

Tem vasta experiência em diferentes Conselhos de Administração de empresas como a FOCSA (atualmente FCC), FILO (empresa cotada do setor imobiliário), BANCAPITAL, como Vice-presidente do Conselho, HEINEKEN ESPAÑA, Europistas, Eurovías e Autopistas del Sol (como conselheiro delegado da JOHN LAING INVESTMENTS). Tem também vasta experiência em Banca de Investimentos, como Presidente em Espanha da primeira sede da MERRY LYNCH fora dos EUA, um banco ao qual esteve vinculado mais de 15 anos com experiência em fusões e aquisições, capital, consultoria em Private Equity e em investimentos financeiros. Além disso, durante o tempo em que foi codiretor do escritório de Madrid da companhia norte-americana E.F. HUTTON & CO., esta empresa introduziu as primeiras operações de futuros em Espanha. Foi também fundador da IBERMER, empresa especializada em operações de Banca de Investimento e Private Equity e ocupou o cargo de Vice-presidente do Conselho de Administração do BANCAPITAL, holding do Commercial Bank até sua venda ao BANQUE INDOSUEZ. Possui ainda experiência no setor audiovisual, tendo assessorado a Canal +, empresa que também investiu na área de conteúdos, aquando da sua entrada no mercado espanhol. Foi consultor da TEXACO para os negócios em Espanha, tendo sido também Presidente do Conselho da El ÁGUILA cervezas e vice-presidente da HEINEKEN ESPAÑA durante 18 anos.

Maria Luisa Jordá Castro

Licenciada em Administração de Empresas e com um Master do Business Leadership Business Institute, além de um grau de Auditoria Interna, entre outros, possui um sólido histórico e uma vasta experiência em auditoria e controlo financeira, tendo assumido responsabilidades como diretora financeira, diretora de investimentos e consultora em várias empresas financeiras nos setores imobiliário e de consumo e em organizações como a ONCE, onde adquiriu uma vasta experiência executiva em finanças e auditoria, tornando-se um ativo importante e uma sólida contribuição para o Bankinter nessas áreas. A sua experiência em governo corporativo em empresas internacionais e cotadas é extensa e está ligada à auditoria, estratégia e controlo. Tem também experiência no setor de telecomunicações e foi diretora da JAZZTEL. Atualmente, é diretora independente da ORANGE. É também diretora independente da MERLIN, onde presidiu ao Comité de Auditoria durante 4 anos, adquirindo extensa experiência internacional e conhecimento de outros mercados. Foi ainda diretora do BANCO EUROPEO DE FINANZAS (100% Unicaja), o que lhe proporcionou o conhecimento necessário do modelo de negócios do setor bancário.

Fernando Francés Pons

Licenciado em Matemática (especialidade de Estatística e Pesquisa Operacional) pela Universidade Complutense de Madrid, desenvolveu a sua carreira profissional no mundo da consultoria na área de tecnologia e telecomunicações, primeiro na IBM (2 anos) e depois na Arthur Andersen, hoje Accenture (10 anos). Em 1996, fundou a DMR Consulting em Madrid, hoje EVERIS, empresa da qual, além de ser fundador, foi presidente até à sua saída em março de 2018. A EVERIS é uma empresa de serviços de consultoria presente em Espanha e com escritórios na Europa, América Latina e EUA que passou de 1 para 23.000 colaboradores durante os 22 anos em que Fernando Francés ocupou a sua presidência.