Dimensão Governança



A Governança compreende o conjunto de princípios e normas que ditam como se deve operar, regular e controlar a entidade.
Linhas estratégicas
- Governo Corporativo
O Governo Corporativo compreende o conjunto de princípios e normas que regulam o desenho, integração e funcionamento dos órgãos de governo da entidade, estabelecendo como se deve operar, regular e controlar a entidade. No Bankinter, o Conselho de Administração e a Comissão de Sustentabilidade e Nomeações são os órgãos competentes para estabelecer e garantir o cumprimento da Política de Sustentabilidade.
- Práticas de negócio responsável
O Bankinter aderiu ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, específico para o setor financeiro. Adicionalmente, no âmbito do objetivo de desenvolver uma atividade sustentável, o banco assinou os Princípios da Banca Responsável das Nações Unidas, um marco estabelecido para levar a cabo uma atividade bancária sustentável, desenvolvido através de uma aliança inovadora entre bancos de todo o mundo e mediante a iniciativa setorial bancária UNEP FI.
- Riscos Extra financeiros
O Bankinter integra os critérios ambientais, sociais e de governança em toda a sua cadeia de valor. No âmbito de riscos, foram incluídos estes critérios ASG no seu acordo-quadro de riscos e foram definidas políticas setoriais ASG. Adicionalmente, o banco conta com uma Política de Integração de Riscos de Sustentabilidade nas decisões de Investimento do Bankinter para complementar a análise financeira tradicional.
- Finanças sustentáveis
A transição para uma economia mais sustentável e inclusiva, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, permite novas janelas de oportunidade para oferecer produtos e serviços inovadores que, além de rentáveis, geram um impacto positivo no nosso meio social e ambiental. O Bankinter conta com um catálogo de produtos sustentáveis como fundos, obrigações ou empréstimos, mas no nosso empenho constante para oferecer produtos mais inovadores e sustentáveis, seguimos as últimas tendências no âmbito da sustentabilidade, que está em permanente desenvolvimento e transformação.
- Díálogo com grupos de interesse
O Bankinter estabelece um diálogo contínuo com os seus grupos de interesse para identificar, analisar e dar resposta às suas expectativas e necessidades, mediante a implementação de um sistema de gestão. O modelo está definido de acordo com as diretrizes do Quadro Internacional de informação não financeira – Global Reporting Initiative (G4).
- Estratégia fiscal
O Grupo Bankinter tem uma estratégia fiscal, aprovada pelo Conselho de Administração no ano de 2015 e publicada no seu site corporativo, onde se encontram os fins, princípios, boas práticas tributárias, o governo, o seguimento e o controlo de riscos fiscais, assim como a adesão ao código de boas práticas tributárias. O principal objetivo desta estratégia é assegurar o cumprimento responsável das normas tributárias, considerando o interesse social e apoiando as estratégias empresariais do Grupo.
Estratégia fiscal do Grupo Bankinter
- Serviços orientados ao cliente
O Bankinter concentra o seu esforço em estar ao lado dos clientes, para entender e dar uma resposta ágil às suas necessidade e ajudá-los a enfrentar os impactos nos seus negócios, operativa habitual e investimentos. É levado a cabo um acompanhamento da satisfação dos clientes e estabelecem-se planos de melhoria periódicos.
- Segurança da informação
O Bankinter efetua um acompanhamento e gestão pormenorizada permanente da segurança, de acordo com as recomendações da EBA GL 2019/04 sobre Tecnologias de Informação e Segurança, e conta com as certificações ISO 27001 sobre Segurança da Informação e ISO 22301 sobre Continuidade de Negócio. Em matéria de cibersegurança, a primeira linha de defesa, é constituída pela Direção de Segurança de Informação, que opera com independência da função operativa de Sistemas de Informação. Esta Direção monitoriza e gere os ataques externos e tem procedimentos definidos de informação e, caso se justifique, reporte à Alta Direção, de ações identificadas pela relevância dos incidentes, para assegurar a sua gestão.