Eixo económico

Eixo económico Eixo económico Eixo económico

O Bankinter desenvolve o eixo económico do seu plano de Sustentabilidade através do Projeto "Empreendimento", focado no fomento da inovação e apoio aos empreendedores, através da Plataforma para a Inovação da Fundação Bankinter (PPI).

Plataforma de Inovação Bankinter (PPI) Foundation. Ir à Fundação para a Inovação do Bankinter
Plataforma de Inovação Bankinter (PPI) Foundation. Ir à Fundação para a Inovação do Bankinter

Planeamento e desenvolvimento do centro económico

O banco considera que o empreendorismo é um dos motores fundamentais para a reativação económica e, por isso, impulsiona o investimento e financiamento de projetos inovadores, bem como a assessoria e formação dos empreendedores.

Como exemplo desta clara aposta, entre outras ações, a instituição assina acordos periódicos com o BEI (Banco Europeu de Investimentos) para financiar pequenas e médias empresas e midcaps com projetos inovadores; um convénio com a associação SECOT (Seniores Espanhóis para a Cooperação Técnica) com a qual apoia os programas para a assessoria técnica empresarial a empreendedores e micro empresas, e colabora com a iniciativa RSE-PME impulsionada pela Rede Espanhola de Pacto Mundial das Nações Unidas para fomentar, através de formação, a gestão empresarial responsável, oferecendo aos seus clientes e fornecedores a possibilidade de aproveitar as vantagens competitivas de uma gestão sustentada da sua empresa.

Além disso, e de forma exclusiva em Espanha, o Banco continuou a financiar as pequenas e médias empresas no quadro de colaboração subscrito com o FEI (Fundo Europeu de Investimentos). Segundo este acordo, o Bankinter contribui com os fundos e partilha com o FEI, a 50%, o risco da operação.

Além disso, dentro da gestão económica o banco introduziu, nas suas diferentes políticas e produtos, critérios éticos e ASG (Ambientais, Sociais e de Governação).